metropoles.com

Justiça absolve PM que deu rasteira em golpista no 8 de janeiro

Após denúncia, Ministério Público pediu absolvição do segundo-tenente da PM do DF Marco Teixeira; juiz não viu agressão ou excesso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
PMs e extremistas no 8 de janeiro
1 de 1 PMs e extremistas no 8 de janeiro - Foto: Reprodução

O segundo-tenente da Polícia Militar do DF Marco Teixeira foi absolvido do crime de lesão leve por ter dado uma rasteira em uma invasora do Palácio do Planalto no 8 de janeiro. A decisão do Tribunal de Justiça do DF, assinada na quarta-feira (2/8), atendeu a um pedido do Ministério Público do DF, que mudou de posição depois de ter denunciado Teixeira pelo crime militar.

Segundo o MP, a ação do policial seguiu os manuais da corporação, e que todas as testemunhas ouvidas pela Justiça confirmaram que a atitude foi necessária. A conduta de Teixeira buscou “conter levantes maiores”, ainda de acordo com o Ministério Público.

O juiz concordou: “A conduta praticada pelo acusado não foi, de qualquer modo, excessiva e também não pode ser qualificada como um ato de agressão. Trata-se, em verdade, de golpe de imobilização praticado contra a manifestante que havia desrespeitado a ordem de permanecer sentada”, afirmou o magistrado Roberto da Silva Freitas, da Vara de Auditoria Militar do tribunal.

Em nota, a defesa de Marco Teixeira afirmou: “Mesmo as ações mais firmes adotadas naquele fatídico dia [8 de janeiro] em prol do restabelecimento da ordem pública foram pautadas na mais estrita observância dos ditames legais e constitucionais, conforme reconhecido na esfera judicial”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?