metropoles.com

Juiz rejeita pedido do MP e aprova candidatura de Queiroz no RJ

MP Eleitoral havia pedido à Justiça que registro da candidatura de Queiroz fosse negado, mas juiz autorizou que ele concorra a vereador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução Instagram
Fabrício Queiroz
1 de 1 Fabrício Queiroz - Foto: Reprodução Instagram

A Justiça Eleitoral autorizou nesta segunda-feira (2/9) que o ex-assessor do clã Bolsonaro Fabrício Queiroz concorra a uma vaga de vereador em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Ele é candidato pelo PL.

Ao aprovar a candidatura de Queiroz, o juiz eleitoral Andrew Francis dos Santos Maciel rejeitou o parecer do Ministério Público Eleitoral que havia pedido o indeferimento do registro dele.

Conforme mostrou a coluna, o MP alegou em 25 de agosto que Queiroz havia deixado de apresentar uma certidão referente a um processo que o envolveu na segunda instância do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O caso trata de uma quebra de sigilo bancário — Queiroz foi investigado como operador do esquema de rachadinhas no gabinete de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

A defesa de Queiroz apresentou no processo de registro da candidatura uma petição informando que havia solicitado a certidão à Justiça do Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de agosto, mas que a emissão do documento não é automática e seria necessário “tempo hábil” para a sua obtenção. O comprovante do pedido foi anexado à ação.

Nesta segunda, o juiz eleitoral decidiu a favor de Fabrício Queiroz. Maciel observou que não há razões para inelegibilidade do ex-assessor e afirmou em sua sentença que “as regras processuais devem ser interpretadas de forma a favorecer, sempre que possível, a participação do candidato, evitando que ele seja impedido por meras questões formais”.

 

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Twitter

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?