Jovens da periferia e políticos lançam Carta para o Futuro
Fernando Henrique Cardoso, Ciro Gomes e Marina Silva coassinam documento escrito por estudantes
atualizado
Compartilhar notícia
Escrita por jovens da periferia e endossada por grandes nomes da política nacional, uma carta faz um retrato do Brasil e traça aspirações para 2050. O documento “Nossos sonhos para o Brasil de 2050” foi escrito por jovens alunos do curso “Presidentes do Brasil: um mergulho na história”, oferecido pela Escola Comum e pelo Instituto Política Viva.
A carta será lançada nesta segunda-feira (15/11), aniversário da Proclamação da República.
Fernando Henrique Cardoso, Ciro Gomes, Guilherme Boulos, Marina Silva, Erika Hilton, Manuela D’Ávila e Randolfe Rodrigues coassinam a carta escrita pelos alunos.
“Martin Luther King dizia que o sonho é matéria-prima das nossas realizações e a Carta para o Futuro é um sonho. É um desejo, um anseio, uma oração daqueles que interpretam o mundo com esperança”, afirmou Júlia Fernandes, de 17 anos, uma das autoras do documento. Júlia estuda na Escola Comum e mora em Itapevi (SP).
A carta faz cobranças sobre o desmatamento da Amazônia, a fome e a desigualdade social. “A fome, um problema que assola o Brasil desde a sua criação, é algo que vergonhosamente ainda não superamos. (…) Como pensar em progresso quando ainda direitos básicos não são garantidos?”, disse o documento.