José Genoino volta à Câmara dos Deputados dez anos após renúncia
José Genoino renunciou ao mandato de deputado federal em dezembro de 2013, após ser preso por participação no escândalo do mensalão
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-deputado José Genoino voltará à Câmara quase dez anos após renunciar ao mandato. O petista foi convidado para participar de um painel sobre os 35 anos da Constituição de 1988, nesta quarta-feira (4/10).
Genoino renunciou ao sétimo mandato de deputado no dia 3 de dezembro de 2013, após ser preso pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha no escândalo do mensalão.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, discursará na abertura do evento sobre a Constituição. Genoino falará no painel seguinte. Ele foi deputado constituinte e dará um depoimento sobre o contexto histórico que levou à Carta Magna.
Outros constituintes foram convidados para falar no painel, entre eles o vice-presidente, Geraldo Alckmin. Durante a campanha de 2022, Genoino foi uma das lideranças do PT contrárias à aliança de Lula com Alckmin. Ele avaliava que a esquerda seria “domesticada” por um projeto do “neoliberalismo com feição progressista”.
O STF extinguiu a pena de Genoino em março de 2015, devido ao indulto natalino que a então presidente, Dilma Rousseff, concedeu ao petista.