Joesley Batista vence Temer na Justiça
TRF1 aceitou os argumentos do empresário Joesley Batista e rejeitou queixa-crime apresentada pelo ex-presidente Michel Temer
atualizado
Compartilhar notícia
O empresário Joesley Batista, um dos sócios da J&F, venceu há pouco em segunda instância o processo que Michel Temer moveu contra ele em 2017, por calúnia e difamação.
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), por três votos a um, aceitou os argumentos do advogado de Joesley, André Callegari, e rejeitou a queixa-crime apresentada por Temer, por entender que não houve ânimo de ofensa, ou seja, desejo de ofender por parte de Joesley.
Em junho de 2017, Joesley afirmou numa entrevista que o emedebista chefiava uma organização criminosa. No mês anterior, conforme denúncia da PGR, o empresário havia gravado Temer dando aval para comprar o silêncio de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara.
Nem de vitórias, entretanto, se deu a batalha judicial. Na esfera cível, Joesley foi condenado em 2018 a pagar R$ 300 mil a título de indenização por danos morais a Temer, pelo mesmo episódio. No começo deste ano, o valor foi quitado: corrigidos os juros, passou de R$ 500 mil.