metropoles.com

JBS quer manter ex-ministros de Lula e Dilma em seu conselho

JBS propôs à assembleia da companhia, em 26 de abril, que sejam ratificadas as eleições de Kátia Abreu e Paulo Bernardo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Roque de Sá/Agência Senado; Fabio Rodrigues Pozobon/Agência Brasil
Os ex-ministros Katia Abreu e Paulo Bernardo
1 de 1 Os ex-ministros Katia Abreu e Paulo Bernardo - Foto: Roque de Sá/Agência Senado; Fabio Rodrigues Pozobon/Agência Brasil

No mesmo documento em que propôs a criação de duas cadeiras em seu conselho de administração, nas quais se sentarão os empresários Joesley e Wesley Batista, a JBS sugeriu à assembleia geral da companhia, em 26/4, que dois ex-ministros de governos do PT sigam no conselho.

A JBS recomendou à assembleia a ratificação das eleições de Kátia Abreu, ex-ministra da Agricultura do governo Dilma Rousseff, e Paulo Bernardo, ex-ministro do Planejamento no primeiro governo Lula e ex-ministro das Comunicações de Dilma.

Kátia e Bernardo haviam sido nomeados ao conselho de administração em julho de 2023 e ocuparam vagas deixadas no colegiado após renúncias de conselheiros. Além dos nomes dos dois ex-ministros, a JBS propôs a permanência de Cledorvino Belini, ex-presidente da Fiat, nomeado na mesma ocasião. Os três são conselheiros independentes.

A proposta de aumentar de 9 para 11 o número de cadeiras no conselho, para abrigar as voltas de Joesley e Wesley, fará a família Batista, dos donos da JBS, ocupar diretamente três vagas no colegiado. O patriarca José Batista Sobrinho, pai dos empresários e fundador da companhia, também é conselheiro.

(Atualização às 19h55 do dia 27 de março de 2024: a assessoria de imprensa da JBS entrou em contato com a coluna para informar que os dois foram indicados pelo BNDES, acionista da empresa, e que referendar para a Assembleia Geral a escolha dos dois é uma “etapa burocrática”.)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?