metropoles.com

Vídeo: Janja quebra protocolo e empossa amiga desembargadora

Além da quebra de protocolo, Janja errou o nome do STJ e a corte do ministro Herman Benjamin

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
janja-gabriela araujo-trf3
1 de 1 janja-gabriela araujo-trf3 - Foto: Reprodução

A primeira-dama Janja Lula da Silva quebrou o protocolo de condecoração de novos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) para condecorar sua amiga, a advogada e agora desembargadora federal Gabriela Araújo. A cerimônia de posse aconteceu nesta sexta-feira (30/8) e todos os três novos desembargadores, incluindo Araújo, foram escolhidos por Lula.

Janja integrou a mesa de magistrados na cerimônia de posse ao lado do presidente do tribunal, o desembargador Carlos Muta, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça e Dias Toffoli, e o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro Herman Benjamin. À coluna, a assessoria de imprensa da primeira-dama disse que ela foi surpreendida e alegou que “a quebra de protocolo foi realizada pelo presidente do tribunal”.

Marcos Moreira de Carvalho e Louise Vilela Leite Filgueiras foram condecorados pelo presidente do TRF-3, conforme o protocolo. Na hora da posse de Araújo, Tatu conversou com a primeira-dama, que se levantou e conduziu a condecoração da desembargadora, que foi sua madrinha de casamento.

 

Além da quebra de rito, Janja cometeu duas gafes, uma atrás da outra, em seu discurso no tribunal. A primeira-dama disse que o ministro Herman Benjamin era do STF e chamou o STJ de “Supremo Tribunal de Justiça”.

 

Princípio da impessoalidade

O gesto incomodou outros nomes que disputaram a vaga, além de ministros de tribunais superiores. Ao longo da corrida, sempre se especulou que o fato de a hoje desembargadora ser amiga de Janja a beneficiaria, o que violaria o princípio da impessoalidade, que deve nortear escolhas desse tipo. O gesto de Janja na cerimônia reforçou este incômodo.

A coluna questionou o TRF-3 se a quebra de protocolo foi um pedido da primeira-dama ou uma iniciativa do presidente do tribunal. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço está aberto para manifestações.

A assessoria de Janja também foi procurada e tampouco houve retorno. O espaço continua aberto para posicionamento.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Twitter

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?