metropoles.com

Jair Bolsonaro tem a maior rejeição entre pré-candidatos à Presidência

Em pesquisa realizada pela Quaest, 66% afirmaram que não votariam no presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele uda terno e gravata em cor azul escuro, camiseta branca e está com a mão na cabeça enquanto olha para o lado inferior esquerdo
1 de 1 Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele uda terno e gravata em cor azul escuro, camiseta branca e está com a mão na cabeça enquanto olha para o lado inferior esquerdo - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

Jair Bolsonaro é o pré-candidato ao Palácio do Planalto com a maior rejeição em pesquisa feita pela Quaest e pela Genial Investimento. Nela, 66% dos entrevistados afirmaram que não votariam no presidente.

A quantidade de pessoas afirmando que não querem ver a foto de Jair Bolsonaro na urna eletrônica em 2022 cresceu na comparação com o último levantamento, realizado em dezembro, quando era de 64%.

14 imagens
A seguir, os candidatos à Presidência
Cabo Daciolo (Brasil 35) - Filiou-se ao partido Brasil 35 em outubro de 2021 e foi oficializado como pré-candidato para as eleições. No fim de dezembro, desistiu e declarou voto em Ciro Gomes
Ciro Gomes, do PDT
1 de 14

O primeiro turno da eleição para presidente da República está marcado para 2 de outubro de 2022

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 14

A seguir, os candidatos à Presidência

Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles
5 de 14

Cabo Daciolo (Brasil 35) - Filiou-se ao partido Brasil 35 em outubro de 2021 e foi oficializado como pré-candidato para as eleições. No fim de dezembro, desistiu e declarou voto em Ciro Gomes

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
6 de 14

Ciro Gomes, do PDT

JP Rodrigues/Especial para Metrópoles
7 de 14

Felipe d'Ávila, do Novo

Reprodução/Instagram
8 de 14

Jair Bolsonaro, do PL

Alan Santos/PR
9 de 14

João Doria (PSDB) - Vencedor das prévias do partido, Doria está oficializado como pré-candidato

Rodrigo Zaim/ Especial Metrópoles
10 de 14

Leonardo Péricles, do UP

Emiliana Silbertein/ Amanda Alves/ Manuelle Coelho/ Jorge Ferreira
11 de 14

Luiz Inácio Lula da Silva, do PT

Fábio Vieira/Metrópoles
14 de 14

Simone Tebet, do MDB

Igo Estrela/Metrópoles

Em seguida vem João Doria, com 60% dos respondentes dizendo que não votariam nele, percentual próximo ao de Sergio Moro (59%) e Ciro Gomes (58%).

Em quinto lugar vem o ex-presidente Lula, com 43% dos entrevistados afirmando que não o escolheriam. Esse percentual ficou estável entre dezembro e janeiro.

Os três candidatos com a menor rejeição são também os mais desconhecidos do eleitor. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, teve 37% dos entrevistados afirmando que não votariam nele enquanto 57% responderam que não o conhecem.

Já 21% não votam em Felipe D’Ávila, do Novo, enquanto 74% não sabem quem ele é. A senadora Simone Tebet teve 19% de rejeição e 76% de desconhecimento.

Doria, Moro e Ciro são mais conhecidos, mas ainda têm espaço para crescer. O governador de São Paulo não foi reconhecido por 23% dos entrevistados, enquanto o ex-juiz da Lava-Jato é desconhecido por 14% dos entrevistados e o candidato do PDT por 18%. Já Lula e Bolsonaro não têm essa margem. O presidente é desconhecido por 2% dos entrevistados e Lula por 1%.

Outro dado preocupante para o presidente é o potencial de uma terceira via nas eleições de 2022. A pesquisa revela que, para 26% dos entrevistados, o melhor seria não ter nem Lula e nem Bolsonaro na Presidência.

É mais do que a quantidade de entrevistados que gostariam de ver Bolsonaro reeleito, de 23%. Já no caso de Lula, 44% afirmaram que gostariam de vê-lo vencer a eleição.

O movimento entre a última pesquisa, realizada em dezembro, e a deste mês foi oposta entre os eleitores nem-nem e os de Bolsonaro. O percentual de quem quer uma terceira via cresceu de 24% para 26% enquanto os que defendem Bolsonaro caiu de 24% para 23%. Tudo dentro da margem de erro, o que indica estabilidade.

A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas em 123 municípios localizados em todas as unidades da federação. O nível de confiança é de 95%.  A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?