metropoles.com

Itamaraty atuou para Edir Macedo ter entrada especial em Israel na pandemia

Pedido partiu de deputado da bancada evangélica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram/Reprodução
Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus
1 de 1 Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus - Foto: Instagram/Reprodução

O Itamaraty atuou para que uma comitiva chefiada por Edir Macedo, líder da Igreja Universal, conseguisse entrada especial em Israel durante a pandemia. O pedido para que o Itamaraty atuasse, feito em agosto de 2020, partiu do deputado Márcio Marinho, do Republicanos da Bahia, integrante da bancada evangélica e ligado à Universal.

Em 10 de agosto do ano passado, a embaixada brasileira em Israel enviou um telegrama urgente ao Ministério das Relações Exteriores, à época chefiado por Ernesto Araújo. Respondia uma mensagem do ministério, que havia encaminhado uma solicitação de Marinho para a missão religiosa. A embaixada escreveu que não seria “factível” a chegada da comitiva a Israel em 11 de agosto, como havia solicitado o parlamentar.

Para a entrada de integrantes de organizações religiosas no país por meio de aeronaves particulares, explicou o documento diplomático, seriam necessárias autorizações de diversos órgãos, incluindo os ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Saúde. Por isso, seguiu o telegrama, a análise desse processo poderia demorar mais de um mês.

A solicitação especial foi atendida após sugestão do Departamento de Comunidades Cristãs de Israel, que comunicou ao Ministério dos Negócios Estrangeiros.

“No texto da nota foi solicitada a concessão de permissão de entrada extraordinária a Israel, durante a pandemia de Covid-19, à delegação da Igreja Universal do Reino de Deus, chefiada pelo seu líder, senhor Edir Bezerra Macedo”, afirmou o documento.

A viagem acabou não ocorrendo, por decisão da Universal, mas o Itamaraty havia conseguido todas as autorizações necessárias.

O Ministério das Relações Exteriores alegou que pode prestar apoio a qualquer parlamentar ou autoridade em viagens internacionais oficiais, o que contrasta com o caso da comitiva da Igreja Universal.

Dois meses após a viagem especial a Israel, Marinho foi condecorado por Jair Bolsonaro no Itamaraty. Ele foi nomeado grande oficial da Ordem do Rio Branco, em reconhecimento a “serviço ou méritos excepcionais” na diplomacia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?