metropoles.com

Irritação na cúpula dos Direitos Humanos gerou demissão de secretário

Secretário dos Direitos da Criança e do Adolescente foi demitido do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania nesta semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/Agência Brasil
Silvio Almeida
1 de 1 Silvio Almeida - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Episódios de irritação na cúpula do Ministério dos Direitos Humanos levaram à demissão do secretário dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel Castro, na última quinta-feira (4/5). O especialista ficou cem dias no cargo.

Interlocutores da pasta relatam que Castro não respondia às mensagens ou orientações enviadas pelo gabinete do ministro e pela secretaria-executiva. O ministro Silvio Almeida cobrou respostas do secretário.

A falta de comunicação dificultou a preparação de medidas concretas para serem anunciadas em um evento no próximo dia 18, no Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O ministro interveio para que o planejamento fosse retomado.

Procurado, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania afirmou que a demissão aconteceu “em razão de um necessário ajuste administrativo com base nos objetivos e estratégias alinhavados pelo gabinete ministerial, sem prejuízo do respeito à trajetória profissional do ex-secretário”.

(Atualização às 21h46 de 6 de maio de 2023: Em nota, Ariel Castro negou que tenha deixado de responder à equipe do gabinete do ministério. “Nas últimas semanas eu falava e trocava mensagens praticamente de hora em hora com a chefe de gabinete do ministro”. Castro disse que encaminhou todas as ações do 18 de maio e que, como presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, reestruturou o órgão. “Castro tem quase três décadas de atuação pública na área social”.)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?