metropoles.com

Irmão de Hugo Chávez e ministros de Maduro foram ao Foro de São Paulo

Discurso de Lula na abertura do Foro de São Paulo foi assistido por representantes de regimes autoritários, como a Venezuela e a Nicarágua

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Adán Chávez, irmão de Hugo Chávez, posa ao lado da delegação venezuelana que foi ao Foro de São Paulo, em Brasília
1 de 1 Adán Chávez, irmão de Hugo Chávez, posa ao lado da delegação venezuelana que foi ao Foro de São Paulo, em Brasília - Foto: Reprodução/Twitter

O irmão mais velho de Hugo Chávez e dois ministros do governo de Nicolás Maduro integraram a delegação da Venezuela que assistiu ao discurso de Lula na abertura do Foro de São Paulo, nesta quinta-feira (29/6), em Brasília.

A coluna mostrou que dois fiéis escudeiros do ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, também estiveram presentes no encontro do Foro de São Paulo.

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), sigla a que pertence Nicolás Maduro, escalou Adán Chávez Frias como um dos representantes no Foro. Ele usa paletó e segura a bandeira da Venezuela na foto em destaque.

O irmão de Chávez é ex-governador do estado de Barinas e exerceu diferentes cargos no regime bolivariano. Em fevereiro, ele foi nomeado reitor de uma universidade pública em Barinas.

Adán Chávez é alvo de sanções dos governos dos Estados Unidos, do Canadá e do Panamá. Os americanos acusam Adán de ajudar Maduro a minar a democracia venezuelana, enquanto os canadenses o colocaram em uma lista de indivíduos responsáveis ou cúmplices por graves violações de direitos humanos e por atos importantes de corrupção. O Panamá diz que o irmão de Chávez representa “alto risco” em relação aos crimes de lavagem de dinheiro e de financiamento ao terrorismo.

Maduro também enviou dois assessores filiados ao PSUV para o Foro de São Paulo. O ministro do Trabalho, Francisco Torrealba, e a ministra dos Povos Indígenas, Clara Vidal, acompanharam o discurso de Lula no evento. Nesta sexta-feira (30/6), Clara Vidal postou fotos de reunião com Sonia Guajajara, a ministra dos Povos Indígenas do Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?