Iphan irá restaurar 13 patrimônios históricos neste ano; veja lista
Estão na lista patrimônios como o Mosteiro de São Bento, em Olinda (PE), e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar, em São João del Rei (MG)
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) irá iniciar a restauração de treze locais históricos por todo o país neste semestre. Estão na lista o Mosteiro de São Bento, em Olinda (PE), e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar, em São João del Rei (MG).
O Mosteiro de São Bento foi construído em 1599 e tombado em 1938. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar foi uma das primeiras capelas em estilo neoclássico em São João del Rei, cidade marcada por construções barrocas. A igreja está no Livro do Tombo de Belas Artes de 1949.
O estado com mais restaurações previstas é Minas Gerais, com cinco obras com duração de um a dois anos. Duas serão realizadas em São João Del Rei, duas em Serro e uma na Diamantina.
Pernambuco terá restauração em Olinda, no Mosteiro de São Bento, e em Recife, na Igreja Matriz de Santo Antônio.
Ao todo, o Iphan se preparou para investir R$ 62,5 milhões em reformas de patrimônios históricos brasileiros em 2023. Veja a lista completa abaixo.
(Atualização às 19h15 de 11 de julho de 2023: A primeira versão desta reportagem informou que o mosteiro de São Bento de Olinda foi o primeiro a ser construído no Brasil. Na verdade, o primeiro Mosteiro de São Bento foi o do Rio de Janeiro, construído em 1556. O de Olinda foi erguido em 1654.)