metropoles.com

Ipespe: Lula segue 12 pontos à frente de Bolsonaro, agora estagnado

A estagnação de Bolsonaro veio depois de uma sequência de levantamentos, desde janeiro, em que o presidente registrava tendência de alta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR e Deputado Rosemberg
Bolsonaro e Lula
1 de 1 Bolsonaro e Lula - Foto: Isac Nóbrega/PR e Deputado Rosemberg

A terceira rodada de maio da pesquisa Ipespe, encomendada pela XP Investimentos, mostrou estabilidade no cenário da corrida presidencial. Tanto Lula (PT) quanto Jair Bolsonaro (PL) mantiveram a pontuação do levantamento da semana passada: o petista à frente com 44%, seguido pelo presidente, com 32%.

Na sequência, Ciro Gomes (PDT), que alcançou os mesmos 8% da última leitura, e João Doria (PSDB), que oscilou de 3% para 4%. André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) mantiveram 2% cada, e o restante não pontuou.

Indecisos, brancos e nulos somaram 8%, o menor percentual desde setembro do ano passado.

A estagnação de Bolsonaro veio depois de uma sequência de levantamentos, desde janeiro, em que o presidente registrava tendência de alta. O atual chefe do Executivo pode, portanto, ter batido em seu teto.

No segundo turno, Bolsonaro e Lula oscilaram um ponto para menos, mantendo a diferença em 19 pontos em favor do petista, agora com o placar se 53% a 34%.

Foram feitas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 16, 17 e 18 de maio. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08011/2022. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde os nomes que vêm à cabeça, sem que o entrevistador apresente opções, Lula e Bolsonaro mantiveram as pontuações da semana anterior: 39% e 29%, respectivamente.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?