metropoles.com

Interferência de Janja no caso Shein incomodou ministros de Lula

Após manifestação de Janja nas redes sociais, Ministério da Fazenda teve que recuar; atuação da socióloga incomodou ministros do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Foto colorida de mulher com terno vermelho e bandeira do brasil - Metrópoles - Janja
1 de 1 Foto colorida de mulher com terno vermelho e bandeira do brasil - Metrópoles - Janja - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A intromissão da primeira-dama Janja da Silva na taxação de Shopee, Shein e similares, incomodou ministros do governo, que não gostaram de ver o Ministério da Fazenda ter que recuar.

A participação de Janja no episódio aconteceu no dia 12 de abril, quando ela, atropelando a comunicação da Receita Federal e do Ministério Fazenda, respondeu a um perfil no Twitter dizendo que o fim da isenção seria só das empresas. A informação estava errada porque qualquer aumento terminaria sendo repassado para os consumidores.

Após a manifestação de Janja, o Ministério da Fazenda teve que recuar para endossar o que Janja disse, e influenciadores foram convocados pelo governo para tentar debelar a crise nas redes sociais, identificada por assessores de Janja, preocupados com os respingos na imagem da primeira-dama.

Por fim, Fernando Haddad anunciou um recuo e disse que, por orientação de Lula, não haveria mais a taxação. Entre ministros, ficou claro que o presidente foi convencido por Janja. E a Fazenda perdeu a chance de aumentar a receita, tarefa necessária para fazer o novo marco fiscal dar certo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?