metropoles.com

Instituto pede inspeção de direitos humanos em Mossoró após fuga

Instituto Anjos da Liberdade pediu ao CNJ que o órgão fiscalize eventuais violações de direitos humanos após fuga de detentos em Mossoró

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Depen
Imagem colorida mostra Penitenciária Federal de Mossoró (RN) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Penitenciária Federal de Mossoró (RN) - Metrópoles - Foto: Reprodução/Depen

O Instituto Anjos da Liberdade pediu ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na sexta-feira (16/2), que o órgão fiscalize eventuais violações de direitos humanos na Penitenciária Federal de Mossoró após a fuga de dois detentos na última quarta-feira (14/2).

O instituto pediu que a fiscalização do CNJ seja acompanhada por técnicos do Comitê de Combate e Prevenção à Tortura e que possa ser feita em todas as unidades prisionais federais. Também foi requisitada uma auditoria das condições de saúde mental e física dos detentos.

O instituto disse ao CNJ também que “gera desconfiança” a recusa de divulgação das imagens da fuga dos detentos Rogério da Silva Mendonça, conhecido como Tatu, e Deibson Cabral Nascimento. O documento enviado ao órgão fala em “farsa” e “ocultação de evidências”, argumentando que violações de direitos pode ter ocorrido com Rogério e Deibson dentro da unidade.

O Instituto Anjos da Liberdade foi fundado pela advogada Flávia Fróes. Presidente da entidade, Fróes defende diversos integrantes do Comando Vermelho e do Primeiro Comando da Capital.

Após a fuga dos detentos, que são vinculados ao Comando Vermelho, o Ministério da Justiça suspendeu o banho de sol e as visitas de advogados e familiares em todas as unidades prisionais federais. Além disso, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski anunciou um plano de construção de muralhas ao redor de todas as penitenciárias federais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?