metropoles.com

INSS orienta descontar dias não trabalhados de servidores em greve

Orientação contra greve foi assinada pelo diretor de Gestão de Pessoas do INSS; INSS não comenta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil
Agência do INSS em greve
1 de 1 Agência do INSS em greve - Foto: Agência Brasil

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) orientou funcionários a descontarem os dias não trabalhados dos servidores do órgão que estão em greve desde a última quarta-feira (10/7). O documento foi assinado na segunda-feira (15/7) pelo diretor de Gestão de Pessoas do INSS.

“Os titulares de Gestão de Pessoas devem incluir o Código 0065 (Falta por Motivo de Greve), no Módulo de Afastamento do SIGEPE, além de promover, até o último dia do fechamento da folha de pagamento, o desconto proporcional relativo ao dia não trabalhado, por motivo de greve”, escreveu o diretor Roberto Carneiro. Procurado, o INSS não comentou a orientação.

O Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social de São Paulo (SINSSP) anunciou uma greve a nível nacional na última semana. Segundo a entidade, até o momento pelo menos 82 agências do INSS estão de portas fechadas em 17 estados, em todas as regiões do país.

Como mostrou a coluna, o SINSSP entregou um estudo ao presidente do INSS no início do mês mostrando que apenas 0,75% dos servidores do órgão atuam na fiscalização de benefícios sociais, a exemplo de aposentadoria e auxílio-doença. O dado contrasta com a intenção do governo Lula de economizar R$ 26 bilhões com um pente-fino em benefícios sociais, anunciada neste mês pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?