Inquérito do STJD do Basquete apura manipulação de resultado em jogo
Relatório aponta que jogadores de basquete do Caxias do Sul teriam atuado abaixo da média para beneficiar apostadores; clube nega
atualizado
Compartilhar notícia
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Basquete, ligado à confederação brasileira da modalidade, abriu um inquérito para apurar a denúncia de que uma partida da última temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) da Liga Nacional de Basquete (LNB) foi manipulada.
A informação repassada à Confederação Brasileira de Basquete (CBB) é que jogadores do Caxias do Sul teriam atuado abaixo da média para beneficiar apostadores na partida contra o Corinthians, no dia 4 de abril deste ano. Na ocasião, o time gaúcho perdeu de 107 a 93.
A maior suspeita é sobre o jogador americano Kenny Dawkins, que deixou o clube e se transferiu para o Mazatlan, do México, ao fim da temporada regular, que terminou em abril.
A suspeita foi enviada à CBB em maio pela Federação Internacional de Basquete (Fiba). A entidade tem uma parceria com a SportRadar, empresa de monitoramento, que enviou um relatório apontando a possibilidade de fraude.
Os dados foram enviados ao Ministério Público de São Paulo e também à Polícia Federal. Os órgãos apuram as responsabilidades criminais.
Já o STJD do Basquete irá investigar as responsabilidades administrativas e desportivas. De acordo com uma fonte ligada ao tribunal, os auditores levaram certo tempo para decidir se iriam ou não abrir um inquérito porque a Liga Nacional de Basquete não tem mais ligação com a CBB. As entidades romperam relações no ano passado, e o NBB perdeu a chancela de Campeonato Brasileiro, que era dada pela CBB.
Ainda de acordo com o informado à coluna, a decisão de apurar a denúncia foi dada porque os jogadores e o Caxias do Sul estão cadastrados no sistema da CBB. O auditor escolhido para relatar o inquérito já enviou ofícios cobrando esclarecimentos dos envolvidos.
A partir do resultado do inquérito, que não tem previsão de conclusão, é que a Procuradoria irá decidir se denunciará ou não.
A Liga Nacional de Basquete tem o seu STJD, que não iniciou nenhuma investigação. A Liga alega que não foi notificada sobre a suposta manipulação e a empresa parceira da entidade não relatou nenhuma situação anormal na partida.
Procurado, o Caxias do Sul informou que tem conhecimento do relatório que aponta a manipulação como “rumor, apenas como um boato”. E sobre o inquérito, a equipe disse que “não recebeu nenhuma notificação de relatório e não foi notificada por nenhuma entidade”. Eles afirmaram ainda que o contrato de Kenny Dawkins com o clube terminou em maio.
Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp
Siga a coluna no Instagram
Siga a coluna no Twitter