metropoles.com

Inquérito do STJD do Basquete apura manipulação de resultado em jogo

Relatório aponta que jogadores de basquete do Caxias do Sul teriam atuado abaixo da média para beneficiar apostadores; clube nega

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
John Giustina/Getty Imagens
quadra Basquete sem fronteiras
1 de 1 quadra Basquete sem fronteiras - Foto: John Giustina/Getty Imagens

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Basquete, ligado à confederação brasileira da modalidade, abriu um inquérito para apurar a denúncia de que uma partida da última temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) da Liga Nacional de Basquete (LNB) foi manipulada.

A informação repassada à Confederação Brasileira de Basquete (CBB) é que jogadores do Caxias do Sul teriam atuado abaixo da média para beneficiar apostadores na partida contra o Corinthians, no dia 4 de abril deste ano. Na ocasião, o time gaúcho perdeu de 107 a 93.

A maior suspeita é sobre o jogador americano Kenny Dawkins, que deixou o clube e se transferiu para o Mazatlan, do México, ao fim da temporada regular, que terminou em abril.

A suspeita foi enviada à CBB em maio pela Federação Internacional de Basquete (Fiba). A entidade tem uma parceria com a SportRadar, empresa de monitoramento, que enviou um relatório apontando a possibilidade de fraude.

Os dados foram enviados ao Ministério Público de São Paulo e também à Polícia Federal. Os órgãos apuram as responsabilidades criminais.

Já o STJD do Basquete irá investigar as responsabilidades administrativas e desportivas. De acordo com uma fonte ligada ao tribunal, os auditores levaram certo tempo para decidir se iriam ou não abrir um inquérito porque a Liga Nacional de Basquete não tem mais ligação com a CBB. As entidades romperam relações no ano passado, e o NBB perdeu a chancela de Campeonato Brasileiro, que era dada pela CBB.

Ainda de acordo com o informado à coluna, a decisão de apurar a denúncia foi dada porque os jogadores e o Caxias do Sul estão cadastrados no sistema da CBB. O auditor escolhido para relatar o inquérito já enviou ofícios cobrando esclarecimentos dos envolvidos.

A partir do resultado do inquérito, que não tem previsão de conclusão, é que a Procuradoria irá decidir se denunciará ou não.

A Liga Nacional de Basquete tem o seu STJD, que não iniciou nenhuma investigação. A Liga alega que não foi notificada sobre a suposta manipulação e a empresa parceira da entidade não relatou nenhuma situação anormal na partida.

Procurado, o Caxias do Sul informou que tem conhecimento do relatório que aponta a manipulação como “rumor, apenas como um boato”. E sobre o inquérito, a equipe disse que “não recebeu nenhuma notificação de relatório e não foi notificada por nenhuma entidade”. Eles afirmaram ainda que o contrato de Kenny Dawkins com o clube terminou em maio.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Twitter

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?