metropoles.com

Indígenas denunciam avanço do narcotráfico por ação de grileiros

Segundo a denúncia, o tráfico de drogas é beneficiado pelo desmatamento causado pela abertura de novas estradas por grileiros e madeireiros

atualizado

Compartilhar notícia

WhatsApp Image 2021-12-08 at 12.13.34 AM
1 de 1 WhatsApp Image 2021-12-08 at 12.13.34 AM - Foto: null

Mais de cem lideranças indígenas do Brasil e do Peru denunciaram a relação do avanço do narcotráfico com o desmatamento. Segundo a denúncia, o tráfico de drogas é beneficiado pelo desmatamento causado pela abertura de novas estradas, que também auxiliam nas rotas de crimes ambientais cometidos por madeireiros e grileiros.

Os líderes, que são de aldeias da região amazônica na fronteira entre o Brasil e o Peru, denunciaram o fato no congresso da aldeia Apiwtxa, do Acre, que ocorreu no dia 19 de novembro. Segundo eles, os criminosos, em vez de fiscalizados, investigados e punidos, vêm sendo “protegidos pela corrupção” dos governos de Brasil e Peru.

Apesar das inúmeras queixas já feitas aos órgãos de Justiça do Brasil e do Peru, as lideranças alegam na denúncia que nenhuma medida foi adotada pelos países para conter o domínio das organizações criminosas ligadas a crimes ambientais e narcotráfico na região.

A “Declaração do Congresso Internacional Apiwtxa – Ameaças, Proteção e Desenvolvimento na Fronteira Amazônica”, assinada pelas lideranças indígenas fronteiriças, pede o fechamento de estradas clandestinas e a paralisação do estudo de abertura de novas rodovias do lado brasileiro, proposta defendida por parlamentares do Brasil.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?