metropoles.com

Indiciados pela PF, Cláudio Castro e irmão aguardam André Mendonça

Governador do RJ, Cláudio Castro foi indiciado pela PF sob suspeitas de corrupção passiva e peculato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Polícia Claudio Castro, governador do Rio de Janeiro - Metrópoles
1 de 1 Polícia Claudio Castro, governador do Rio de Janeiro - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Indiciado pela Polícia Federal sob suspeitas de corrupção passiva e peculato, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, aguarda há quase um ano uma decisão do ministro do STF André Mendonça a respeito de um pedido contra as investigações em curso contra ele no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A defesa de Castro apresentou em agosto de 2023 um habeas corpus ao Supremo solicitando o trancamento de dois inquéritos em tramitação no STJ. O pedido ao STF corre desde então em segredo de Justiça no gabinete de Mendonça, sem que o ministro tenha tomado uma decisão. O processo está parado desde 29 de novembro de 2023.

Segundo as investigações da PF, Cláudio Castro recebeu aproximadamente R$ 400 mil em pagamentos indevidos entre 2017 e 2019, período em que foi vereador do Rio e vice-governador do estado.

Outro alvo do indiciamento da PF contra o governador, o irmão de criação de Castro, Vinícius Sarciá Rocha, também está à espera de Mendonça. Como mostrou a coluna, Sarciá acionou o Supremo em janeiro, depois de ter sido alvo de um mandado de busca e apreensão em dezembro.

A solicitação da defesa do irmão de Cláudio Castro, que também tramita em segredo de Justiça na Corte, pede nulidade e trancamento de procedimentos investigativos. A última movimentação no processo aconteceu no começo de maio.

Como revelou a coluna, Castro já se reuniu pessoalmente com André Mendonça e até apelou a Jair Bolsonaro, autor da indicação do ministro ao STF, para que ajudasse na articulação com Mendonça.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?