metropoles.com

Indicação de Fufuca a ministério mostra Planalto às cegas no Congresso

Entorno de Lula não sabia que André Fufuca pertencia à tropa de choque de Cunha; presidente não fazia ideia de quem era o indicado do PP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
André Fufuca, do PP do Maranhão, posa para foto com Eduardo Cunha durante jogo do Flamengo, em 2015
1 de 1 André Fufuca, do PP do Maranhão, posa para foto com Eduardo Cunha durante jogo do Flamengo, em 2015 - Foto: Reprodução

A indicação de André Fufuca para assumir um ministério mostrou como o Palácio do Planalto está desconectado do Congresso. O entorno de Lula, responsável pela articulação política do governo, não sabia que Fufuca pertencia à tropa de choque de Eduardo Cunha na Câmara. Já o presidente nunca tinha ouvido falar no nome do parlamentar.

A coluna mostrou que Lula pediu as credenciais de Fufuca para Gleisi Hoffmann, a presidente do PT, e para Flávio Dino, ministro da Justiça e ex-governador do Maranhão. Sinal de que o presidente não fez um dever de casa básico. Fufuca é o líder da bancada da Câmara do PP, partido de Arthur Lira e que conta com 49 deputados (o quarto maior na Casa).

Os ministros palacianos tinham relação com Fufuca pela função que o deputado ocupava, mas alguns conselheiros de Lula se surpreenderam quando foram informados sobre o passado do pepista. O parlamentar ganhou notoriedade quando, em 2017, aos 28 anos, assumiu a presidência temporária da Câmara após uma viagem de Michel Temer para o exterior. Fufuca era o segundo vice-presidente da Casa, à época comandada por Rodrigo Maia.

O então deputado Júlio Delgado comentava que Fufuca era tão leal a Cunha a ponto de chamá-lo de “papi”. O pepista rechaçou o termo publicamente, mas nunca escondeu a amizade que manteve com o ex-presidente da Câmara. No Planalto, tudo isso era novidade até a semana passada.

Fufuca e o deputado Silvio Costa Filho, do Republicanos, foram confirmados como ministros, mas não sabem quais cargos ocuparão. A definição ocorrerá após Lula voltar para Brasília, na sexta-feira (11/8).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?