metropoles.com

Incra sofre com estrutura em meio a programa ambicioso do Planalto

Três superintendências estaduais do Incra não têm telefone fixo; no Mato Grosso, órgão ficou mais de um ano fechado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chega na cerimônia de apresentação do Programa Terra da Gente para a Reforma Agrária
1 de 1 Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chega na cerimônia de apresentação do Programa Terra da Gente para a Reforma Agrária - Foto: <p>IGO ESTRELA/METRÓPOLES<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

Responsável por executar um ambicioso programa do governo Lula para assentar 295 mil famílias até 2026, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) enfrenta graves problemas de infraestrutura. O programa Terra da Gente foi lançado neste mês e prometeu aumentar em 877% o número de assentamentos em comparação aos governos Temer e Bolsonaro.

Em pelo menos três superintendências estaduais, não há nem sequer telefone fixo: Amazonas, em Manaus; Pará-Nordeste, em Belém; e Pernambuco, em Recife. No Mato Grosso, estado com grande volume de trabalho, o escritório passou os 16 primeiros meses do governo Lula de portas fechadas e só voltou a atender presencialmente no último dia 22.

O prédio do órgão no Mato Grosso foi interditado em 2022 por ordem da Justiça do Trabalho. O Incra ainda levará três meses para alugar um outro imóvel e retornar plenamente ao trabalho.

O programa Terra da Gente promete incluir 295 mil famílias no Programa Nacional de Reforma Agrária. Em 2024, com um orçamento de R$ 520 milhões, o plano é que 73 mil famílias sejam beneficiadas.

Procurado, o Incra afirmou que receber 742 novos servidores neste ano, que serão aprovados no Concurso Nacional Unificado. “Em 2023, o balanço das ações do Incra apontou a incorporação de mais de 50 mil famílias ao Programa Nacional de Reforma Agrária”, disse o órgão, completando que o governo Lula criou uma mesa de negociação salarial com funcionários do instituto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?