Ida de Sarrubbo para o MJ abre alas para amigo de Moraes chegar ao STJ
Com Mário Sarrubbo fora da disputa, amigo de Alexandre de Moraes tem o caminho livre para chegar ao STJ
atualizado
Compartilhar notícia
A ida de Mário Sarrubbo para a Secretaria de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça deixou o caminho livre para um amigo do ministro do STF Alexandre de Moraes chegar ao Superior Tribunal de Justiça (STJ): o procurador Gianpaolo Smanio, antecessor de Sarrubbo no comando do Ministério Público de São Paulo.
Sarrubbo e Smanio eram vistos como nomes prováveis, ainda que concorrentes, para entrar na lista que será formada para substituir Laurita Vaz, aposentada do STJ desde outubro.
A vaga em questão é destinada aos Ministérios Públicos, que enviarão a relação com nomes de procuradores para os 32 ministros do STJ elegerem uma lista tríplice. Lula terá que escolher um a partir dessa seleção.
Como aceitou o convite de Ricardo Lewandowski para assumir a Senasp, Sarrubbo precisará se aposentar do Ministério Público de São Paulo, onde ele exerceu por dois mandatos o cargo de procurador-geral de Justiça. Smanio ocupou o cargo entre 2016 e 2020.
Outros nomes de peso político estão interessados na vaga do STJ, como a ex-procuradora-geral da República Raquel Dodge e o chefe do Ministério Público de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior.