metropoles.com

Heloísa Starling reconstitui em livro dia a dia do Golpe de 1964

“A máquina do golpe” será publicado inicialmente em três partes, em ebook, e depois sairá em versão física num único livro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Público do Distrito Federal
Golpe de 1964
1 de 1 Golpe de 1964 - Foto: Arquivo Público do Distrito Federal

A historiadora Heloísa Murgel Starling lança este mês pela Companhia das Letras um livro que preencherá uma lacuna que até hoje perdura de maneira impressionante nas prateleiras sobre a ditadura militar: uma narrativa do Golpe de 1964 passo a passo, num detalhamento até hoje inédito sobre como foram os dias que mudariam por décadas a história do Brasil.

“A máquina do golpe” será publicado inicialmente em três partes, em ebook, e depois sairá em versão física num único livro. Serão episódios de dois capítulos por vez, até junho. O primeiro volume, que será lançado em 10 de março, reconstituirá os acontecimentos de 30 de março a 1º de abril.

Na obra, um dos principais lançamentos editoriais que terão como gancho os 60 anos de 1964, Starling conta pela primeira vez em livro episódios que estavam restritos à memória de algumas de suas testemunhas oculares ou restritos às páginas de jornais da época.

Starling detalha a articulação entre militares e governadores contra João Goulart, e a disputa entre eles por quem assumiria o controle; a execução da quartelada do general Olympio Mourão Filho; a movimentação política do governador mineiro José de Magalhães Pinto; a atuação do general Carlos Luís Guedes; a reação do general Castello Branco e a participação política dos Estados Unidos.

Historiadora e cientista política, Heloísa Starling é titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e foi pesquisadora da Comissão da Verdade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?