Heloísa Starling reconstitui em livro dia a dia do Golpe de 1964
“A máquina do golpe” será publicado inicialmente em três partes, em ebook, e depois sairá em versão física num único livro
atualizado
Compartilhar notícia
A historiadora Heloísa Murgel Starling lança este mês pela Companhia das Letras um livro que preencherá uma lacuna que até hoje perdura de maneira impressionante nas prateleiras sobre a ditadura militar: uma narrativa do Golpe de 1964 passo a passo, num detalhamento até hoje inédito sobre como foram os dias que mudariam por décadas a história do Brasil.
“A máquina do golpe” será publicado inicialmente em três partes, em ebook, e depois sairá em versão física num único livro. Serão episódios de dois capítulos por vez, até junho. O primeiro volume, que será lançado em 10 de março, reconstituirá os acontecimentos de 30 de março a 1º de abril.
Na obra, um dos principais lançamentos editoriais que terão como gancho os 60 anos de 1964, Starling conta pela primeira vez em livro episódios que estavam restritos à memória de algumas de suas testemunhas oculares ou restritos às páginas de jornais da época.
Starling detalha a articulação entre militares e governadores contra João Goulart, e a disputa entre eles por quem assumiria o controle; a execução da quartelada do general Olympio Mourão Filho; a movimentação política do governador mineiro José de Magalhães Pinto; a atuação do general Carlos Luís Guedes; a reação do general Castello Branco e a participação política dos Estados Unidos.
Historiadora e cientista política, Heloísa Starling é titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e foi pesquisadora da Comissão da Verdade.