Haddad negociou com a bancada ruralista para destravar votação do Carf
Fernando Haddad liderou as negociações com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para garantir apoio dos ruralistas à proposta do Carf
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tomou as rédeas da negociação com a bancada ruralista para destravar a votação das novas regras de funcionamento do Carf.
Haddad negociou diretamente com o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion, do PP do Paraná, os pontos que interessavam aos ruralistas no projeto.
O governo decidiu encampar o pedido do agronegócio para revisar autuações contra cooperativas de crédito que antecedem a Lei do Agro. Também acatou sugestões relacionadas à dedutibilidade dos royalties de sementes e à liquidação antecipada de garantias.
O empenho de Haddad foi tamanho que ele próprio ligou para técnicos do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), na quinta-feira (6/6), para alinhar as especificidades das demandas. O IPA presta suporte técnico para a atuação legislativa da FPA.
Robinson Barreirinhas, secretário da Receita Federal, e Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais, também participaram das negociações.
A Câmara aprovou as novas regras do Carf na tarde desta sexta-feira (7/7). Haddad estima que o projeto pode render R$ 50 bilhões em arrecadação ao governo. A proposta será analisada pelo Senado no segundo semestre.