metropoles.com

GSI deu passe livre em trio de Bolsonaro para investigados no STF

Militantes que tiveram canais desmonetizados por decisão do Tribunal Superior Eleitoral receberam tratamento especial em ato na Av. Paulista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Fernando Lisboa no trio elétrico em que Bolsonaro discursou
1 de 1 Fernando Lisboa no trio elétrico em que Bolsonaro discursou - Foto: Reprodução/Instagram

Militantes bolsonaristas que são investigados no inquérito dos atos antidemocráticos, no Supremo Tribunal Federal (STF), receberam o aval do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para se aproximarem do presidente durante a manifestação ocorrida nesta terça-feira (7/9) na Avenida Paulista, em São Paulo.

O discurso de Bolsonaro foi inteiramente filmado por uma equipe a serviço da Folha Política, um dos 14 canais do YouTube que foram desmonetizados por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por divulgarem informações falsas sobre o sistema eleitoral brasileiro. Os ativistas que transmitiram o discurso estavam em cima do trio elétrico em que se encontrava o presidente e no cercado que as forças de segurança montaram para impedir a aproximação dos manifestantes.

Quem também passou tranquilamente pelo bloqueio do GSI foi Fernando Lisboa, responsável pelo canal Vlog do Lisboa. Ele postou vídeos no Instagram em que aparece dentro do cercado de segurança e em cima do trio elétrico que recebeu Bolsonaro e ministros de Estado. Lisboa também teve o canal desmonetizado por ordem do TSE, mas conseguiu se juntar a outros militantes para sobrevoar a manifestação na Av. Paulista a bordo de um helicóptero.

Outro foi o empresário Otávio Fakhoury, alvo do inquérito das Fake News pelo suposto financiamento do disparo de mensagens.

O trio elétrico que recebeu Bolsonaro pertencia ao movimento Nas Ruas, liderado pelo empresário Tomé Abduch. O GSI cercou a rua que dava acesso ao caminhão e só autorizava a passagem de pessoas que estivessem com o nome numa lista de convidados, mas fez concessões ao longo do dia e permitiu que militantes de um grupo evangélico descarregassem dezenas de placas com dizeres contra o STF na área restrita.

Outras investigadas também postaram vídeos na manifestação, mas fora do cercadinho presidencial. Passaram pelo ato as militantes Barbara Destefani, do canal Te Atualizei, e Camila Abdo, do canal Direto aos Fatos.

(Atualização, às 12h15 de 9 de setembro de 2021: Otávio Fakhoury afirmou que esteve presente no evento como presidente estadual do PTB-SP, representando o seu partido, em especial pelo fato de o PTB ser notório apoiador do governo Bolsonaro).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?