Grupo de trabalho decide enviar projeto de meta climática ao governo
Documento elaborado com a participação de empresas, políticos e membros da sociedade civil será compartilhado com ministros de Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
O grupo da sociedade civil que estrutura um documento com novas metas climáticas para o Brasil cumprir até 2030 decidiu apresentar o resultado dos trabalhos ao governo federal. O relatório da “Iniciativa Clima e Desenvolvimento: Visões para o Brasil 2030” será enviado para a análise de ministros de Bolsonaro antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP26, em Glasgow, na Escócia. Resta definir quantos e quais serão eles.
O foco da iniciativa é pautar o debate ambiental na eleição de 2022, tanto que o relatório será distribuído para todos os pré-candidatos à Presidência após a COP26. Os realizadores, no entanto, chegaram ao entendimento de que os documentos também deveriam ser compartilhados com o governo para mostrar que o país pode ser mais ambicioso no cumprimento das metas climáticas.
A ideia é divulgar o relatório final em outubro. A iniciativa foi convocada pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), pelo Centro Clima (Coppe/UFRJ) e pelo Instituto Talanoa. Colaboraram para a formulação do documento o ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy, representantes de grandes empresas, como a JBS e a Natura, e lideranças do universo político, entre elas os governadores Eduardo Leite e Flávio Dino.