Grêmio se movimenta no STJD para arquivar caso de racismo
Clube contratou perícias que afirmam que não houve racismo contra jogador do Flamengo; decisão do tribunal deve sair até amanhã
atualizado
Compartilhar notícia
O Grêmio enviou à Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na noite dessa terça-feira (24/9), os laudos das duas perícias encomendadas pelo clube que, segundo eles, comprovam que não houve racismo contra o jogador Carlinhos, do Flamengo.
De acordo com o atleta, ele foi chamado de “macacaquinho” por um torcedor gremista, no domingo (22/9). O clube identificou o suposto autor da injúria racial, que alegou ter provocado o jogador dizendo “tá brabinho?”.
O Grêmio afirmou que as perícias confirmam a versão do torcedor.
Ao STJD, o Grêmio enviou os áudios em diversos formatos, assim como os laudos. O procurador Eduardo Jobim contou que os laudos vão ser analisados para saber se há indícios de autoria e materialidade do fato. Caso sim, a denúncia será feita. Caso contrário, o caso será arquivado. O procurador deve tomar uma decisão entre hoje e amanhã.
Ao divulgar o resultado das perícias, o Grêmio pediu que o Flamengo se retratasse. O Flamengo, porém, entende que não deve fazer. Segundo dirigentes do clube, o Flamengo não fez acusações, apenas relatou o que houve com o atleta, segundo o próprio, e pediu providências.
(Atualização às 18h do 1º de outubro de 2024: A Procuradoria do STJD arquivou o caso. À coluna, informou que “a partir da análise de informações prestadas pelo clube, inclusive dos áudios, a Procuradoria concluiu que não existem indícios suficientes para oferecimento de denúncia”.)