Governo não fará esforço para manter vetos de Lula ao PL do Veneno
Lula sancionou com 14 vetos o texto do Congresso para o projeto de lei dos agrotóxicos, chamado por ambientalistas de “PL do Veneno”
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal não fará grandes esforços no Congresso para manter os 14 vetos de Lula ao projeto de lei que flexibiliza o uso de agrotóxicos. A proposta, sancionada pelo presidente no dia 28 de dezembro do ano passado, ganhou de ambientalistas o apelido de “PL do Veneno”.
Interlocutores de Lula afirmam que a derrubada dos vetos na primeira sessão do Congresso já está precificada e que o presidente precisava enviar uma sinalização à militância ao sancionar um projeto criticado pela esquerda.
A proposta, que tinha como relator o líder do PT no Senado, Fabiano Contarato, foi aprovada após a base governista chegar a um entendimento com a bancada ruralista. Os vetos de Lula irritaram os parlamentares ligados ao agronegócio, que acusaram o presidente de descumprir o acordo.
Lula vetou, entre outros trechos, os artigos que concentravam no Ministério da Agricultura a revisão dos riscos de agrotóxicos e que garantiam à pasta o poder para analisar alterações nos registros dos defensivos agrícolas.