metropoles.com

Governo não fará esforço para manter vetos de Lula ao PL do Veneno

Lula sancionou com 14 vetos o texto do Congresso para o projeto de lei dos agrotóxicos, chamado por ambientalistas de “PL do Veneno”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
Presidente Lula durante assinatura de Contratos de Concessão de Rodovias do Paraná - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula durante assinatura de Contratos de Concessão de Rodovias do Paraná - Metrópoles - Foto: <p>IGO ESTRELA/METRÓPOLES<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O governo federal não fará grandes esforços no Congresso para manter os 14 vetos de Lula ao projeto de lei que flexibiliza o uso de agrotóxicos. A proposta, sancionada pelo presidente no dia 28 de dezembro do ano passado, ganhou de ambientalistas o apelido de “PL do Veneno”.

Interlocutores de Lula afirmam que a derrubada dos vetos na primeira sessão do Congresso já está precificada e que o presidente precisava enviar uma sinalização à militância ao sancionar um projeto criticado pela esquerda.

A proposta, que tinha como relator o líder do PT no Senado, Fabiano Contarato, foi aprovada após a base governista chegar a um entendimento com a bancada ruralista. Os vetos de Lula irritaram os parlamentares ligados ao agronegócio, que acusaram o presidente de descumprir o acordo.

Lula vetou, entre outros trechos, os artigos que concentravam no Ministério da Agricultura a revisão dos riscos de agrotóxicos e que garantiam à pasta o poder para analisar alterações nos registros dos defensivos agrícolas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?