Governo monta plano para retirar jovens de comunidades terapêuticas
O grupo de trabalho, que tem atuação interministerial, é responsável por desinstitucionalizar jovens que estejam em comunidades terapêuticas
atualizado
Compartilhar notícia
O governo Lula montou um grupo de trabalho para planejar como irão retirar adolescentes de comunidades terapêuticas. O Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad) aprovou, em março, uma resolução que proíbe que adolescentes sejam atendidos por comunidades terapêuticas.
O grupo de trabalho, que tem atuação interministerial, é responsável por desinstitucionalizar jovens que estejam em comunidades terapêuticas e evitar que eles voltem às ruas e ao vício em drogas ou álcool.
A recomendação aprovada neste ano muda uma resolução aprovada em de 2020, pelo governo de Jair Bolsonaro. A norma antiga regulamentou o acolhimento de adolescentes em comunidades terapêuticas que tinham contratos com o governo federal.
Os integrantes do conselho, que tem representantes dos Ministérios da Justiça, da Educação, da Saúde, do Desenvolvimento Social e de outros, aprovaram a recomendação com maioria. A única pasta que votou contra foi o Ministério do Desenvolvimento Social.