metropoles.com

Governo Lula avalia que intervenção no RJ geraria desgaste de imagem

A avaliação é que já existe um prejuízo de imagem para o governo Lula com a cooperação do Ministério da Justiça na crise de segurança do RJ

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GovRJ
lula e claudio castro
1 de 1 lula e claudio castro - Foto: GovRJ

O Palácio do Planalto acredita que uma intervenção federal no Rio de Janeiro desgastaria a imagem do governo Lula. A avaliação é que já existe um prejuízo de imagem para o governo com a cooperação do Ministério da Justiça na crise de segurança do estado.

No Planalto, há quem também reprove a cooperação com o governo do Rio de Janeiro devido à “falta de credibilidade” de Cláudio Castro. Não pegou bem a postura submissa do governador para a Assembleia Legislativa. Castro mudou a Lei Orgânica da Polícia Civil para alocar o delegado Marcus Amim, nome indicado por deputados de sua base.

Nesta semana, um ataque coordenado de uma organização criminosa chefiada pelo miliciano Zinho incendiou 35 ônibus e um trem na cidade do Rio de Janeiro em represália à morte do miliciano Matheus Rezende pela Polícia Civil.

Há três semanas, o Ministério da Justiça anunciou uma cooperação com o governo fluminense, com a atuação da Força Nacional no Complexo da Maré e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas rodovias federais. A crise na segurança do Rio de Janeiro, entretanto, só agravou e mudou de foco após os ataques coordenados da milícia de Zinho na última segunda-feira (23/10).

O foco, agora, é o Gabinete Institucional de Combate à Lavagem de Dinheiro, medida anunciada nesta terça-feira (24/10) pelo secretário-executivo de Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli. A Polícia Federal e a Secretaria Nacional de Segurança Pública irão trabalhar com a Polícia Civil e a Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro para “asfixiar financeiramente” grupos criminosos, especialmente a milícia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?