Governo lançará site que orienta a denunciar crimes nas redes sociais
Site “De boa na rede” orienta o controle parental em redes sociais, celulares e videogames; portal direciona para delegacia virtual
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal lançará na próxima segunda-feira (16/10) um site que orienta como denunciar crimes nas principais redes sociais usadas por crianças e adolescentes. O portal produzido pelo Ministério da Justiça busca reforçar o controle parental na internet.
O site “De boa na rede” tem páginas específicas para Twitter, Facebook, Google, Discord, TikTok e Kwai. Além do caminho para denunciar conteúdos impróprios em cada rede, há indicações de como limitar o tempo de uso, filtrar imagens explícitas e também conversas com usuários suspeitos.
Outra seção do portal descreve crimes que podem ser cometidos nessas plataformas, como abuso sexual infantil, e direciona para a Delegacia Virtual do Ministério da Justiça, que registra boletins de ocorrências em onze estados brasileiros. Há ainda links para o canal Escola Segura, que recebe denúncias anônimas sobre posts sobre ameaças a ataques em escolas.
Serviços de streaming, celulares e videogames também são abordados. É possível acessar a seção de controle parental em videogames como PlayStation e Nintendo, além da Netflix e dos sistemas Android e iOs para celulares.