metropoles.com

Governo lançará site que orienta a denunciar crimes nas redes sociais

Site “De boa na rede” orienta o controle parental em redes sociais, celulares e videogames; portal direciona para delegacia virtual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida com logotipos de redes sociais em tela de celular - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida com logotipos de redes sociais em tela de celular - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O governo federal lançará na próxima segunda-feira (16/10) um site que orienta como denunciar crimes nas principais redes sociais usadas por crianças e adolescentes. O portal produzido pelo Ministério da Justiça busca reforçar o controle parental na internet.

O site “De boa na rede” tem páginas específicas para Twitter, Facebook, Google, Discord, TikTok e Kwai. Além do caminho para denunciar conteúdos impróprios em cada rede, há indicações de como limitar o tempo de uso, filtrar imagens explícitas e também conversas com usuários suspeitos.

Outra seção do portal descreve crimes que podem ser cometidos nessas plataformas, como abuso sexual infantil, e direciona para a Delegacia Virtual do Ministério da Justiça, que registra boletins de ocorrências em onze estados brasileiros. Há ainda links para o canal Escola Segura, que recebe denúncias anônimas sobre posts sobre ameaças a ataques em escolas.

Serviços de streaming, celulares e videogames também são abordados. É possível acessar a seção de controle parental em videogames como PlayStation e Nintendo, além da Netflix e dos sistemas Android e iOs para celulares.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?