metropoles.com

Governo não definiu se incluirá Ferrogrão no novo PAC

Alvo de controvérsias e tema sensível para o governo, Ferrogrão é um projeto de R$ 21 bilhões; novo PAC será lançado em agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Botelho/Minfra
Ferrovia
1 de 1 Ferrovia - Foto: Ricardo Botelho/Minfra

O governo Lula ainda não decidiu se incluirá a Ferrogrão, projeto de R$ 21 bilhões e alvo de controvérsias, no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no próximo mês. Integrantes da Esplanada apontam que o tema é sensível.

A Ferrogrão ligaria Sinop (MT) ao porto de Itaituba (PA). Por um lado, ambientalistas e defensores de povos indígenas apontam risco a uma unidade de conservação ambiental e terras indígenas, tema sensível para os ministérios dos Povos Indígenas e do Meio Ambiente. Por outro, trata-se de um pleito antigo para escoar a produção agrícola nos portos do norte do país e que diminuiria a dependência dos carregamentos em caminhões, mais poluentes.

O caso chegou ao STF em 2020, quando o PSol questionou mudanças feitas na gestão Temer nos limites do Parque Nacional do Jamanxim em prol da ferrovia. Em maio deste ano, o ministro Alexandre de Moraes ordenou a retomada dos estudos técnicos sobre a ferrovia, que só passarão à etapa de obras com nova decisão do tribunal. A Advocacia-Geral da União busca um acordo judicial sobre a controvérsia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?