Governo ensina servidores a converter “duas frases em textão”
Governo Bolsonaro instrui servidores a transformar uma simples frase em textão de oito parágrafos
atualizado
Compartilhar notícia
O governo Bolsonaro publicou um manual de cinco passos ensinando os servidores a transformarem duas frases em um “textão”. A publicação está no guia de edição de serviços do portal Gov.br, que instrui os servidores a passar mensagens de forma clara e as diretrizes dos serviços.
O manual de cinco passos para transformar duas frases em textão, contudo, parece complicar ainda mais a transmissão da mensagem. O guia aconselha que os servidores saiam de uma simples frase para um texto com “abuso de deferência” — seja lá o que isso for.
“Agora é a hora de você revelar o escritor que vive dentro de você. Abuse da deferência, faça o leitor acreditar que é o sol da sua vida! Adjetivos nunca são demais! Transforme seu texto em uma verdadeira saga épica!!!”, diz o 5º passo.
Após os cinco passos, a simples frase inicial – “Nilson, todas as entregas foram feitas. Tive um problema com o motor da moto, mas já resolvi. Lúcio” – deve virar um textão… de oito parágrafos.
(Atualização às 19h40 do dia 16 de agosto de 2021: A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia enviou nota à coluna em que afirma que o manual de cinco passos ensinando servidores a transformarem uma frase em textão faz parte da seção “Para aprender rindo”, que são, segundo a pasta, exemplos do que não fazer na comunicação com o usuário. “Em nenhum momento, houve a intenção de tornar os materiais mais prolixos ou ininteligíveis. O que ocorreu foi exatamente o contrário. A referida página foi retirada temporariamente para devida revisão, já que desencadeou neste momento dúvidas e incompreensões”, explicou a secretaria. Informaram também que no guia de edição de serviços há uma seção específica que trata de “Linguagem simples”, uma técnica de comunicação que tem por objetivo tornar textos e documentos mais fáceis para o cidadão.)