Governo do RJ planeja integrar favelas e asfalto com projeto de cidades inteligentes
Programa tem objetivo de usar estrategicamente infraestrutura e serviços para responder às necessidades sociais e econômicas da população
atualizado
Compartilhar notícia
Novo programa do governo do Rio de Janeiro planeja integrar favelas com asfalto por meio de projeto de cidades inteligentes, ou seja, o uso estratégico de infraestrutura e serviços para responder às necessidades sociais e econômicas de uma região.
A arquiteta e urbanista Ruth Jurbeg, que foi coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas favelas do Rio de Janeiro e do Comunidade Cidade é uma das profissionais à frente do programa, que está alojado na Casa Civil do Rio de Janeiro. Na semana passada, ela participou de um voo com o arquiteto Indio da Costa sobre uma das regiões que sofrerá intervenções.
A equipe é composta por arquitetos e assistentes sociais. Os trabalhos de pesquisa de campo começaram há cerca de duas semanas para entender as necessidades da população. As comunidades envolvidas no programa são Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul; Maré e Jacarezinho, na Zona Norte; Muzema, Tijuquinha, Morro do Banco e Cesarão, na Zona Oeste.