Governo deve manter presidência da Codevasf, mas trocar diretorias
Elmar Nascimento, do União Brasil, deve manter seu indicado na presidência, mas diretores ligados à oposição estão nos últimos dias
atualizado
Compartilhar notícia
O governo deve manter a presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nas mãos de Elmar Nascimento, do União Brasil, mas fazer trocas nas diretorias.
Hoje, as diretorias do órgão em Brasília são de indicados da oposição.
O diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Rosendo Júnior, por exemplo, é apadrinhado do ex-senador Roberto Rocha, do PTB.
Também está na mira Rodrigo Moura Parentes Sampaio, diretor da Área de Revitalização e Sustentabilidade Socioambiental indicado por Ciro Nogueira, ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro e presidente do PP.
Luís Napoleão Casado Arnaud Neto, diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação, é outro nome do PP. Ele é ligado ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
O acordo para manter a Codevasf nas mãos de Elmar Nascimento envolve trocar os diretores por nomes indicados por outros partidos que compõem a base de Lula formalmente, como PSD, União Brasil ou MDB.
As superintendências estaduais também estão nas mãos de parlamentares que eram aliados de Jair Bolsonaro, mas serão negociadas depois, em conjunto com outros cargos do governo federal nos estados.