metropoles.com

Governo cobrará de Boulos lealdade de deputados do PSol em votações

Eleito com 1 milhão de votos, Guilherme Boulos indicou um secretário no governo e quer concorrer à Prefeitura de São Paulo com apoio do PT

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Guilherme Boulos
1 de 1 Guilherme Boulos - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Planalto jogará a responsabilidade por conter atos de rebeldia da bancada do PSol nas costas de Guilherme Boulos, eleito para o primeiro mandato na Câmara dos Deputados com 1 milhão de votos e escolhido líder do partido.

Deputados que pertencem a uma corrente antagônica à de Boulos defendem o não alinhamento ao governo Lula e lançaram Chico Alencar na eleição para presidente da Câmara. Entre os expoentes dessa linhagem psolista estão Glauber Braga e Sâmia Bomfim.

O Planalto está ciente das diferenças que Boulos nutre com os rebeldes, mas espera que o deputado atue para coibir as insurgências. Afinal, lembram integrantes do Palácio, Boulos indicou um secretário no governo e quer ser candidato à Prefeitura de São Paulo com o apoio de Lula.

Por influência de Boulos, o governo nomeou Guilherme Simões Pereira, integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), para chefiar a Secretaria de Periferias, que foi criada por Lula na estrutura do Ministério das Cidades.

O PSol também ocupa a titularidade do Ministério dos Povos Indígenas, com Sonia Guajajara, e a secretaria de Acesso à Justiça, do Ministério da Justiça, com Marivaldo Pereira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?