Governo Bolsonaro segue ignorando vitória da esquerda na Colômbia
Diversos países da América Latina parabenizaram vitória de Gustavo Petro; lentidão para reconhecer esquerdistas é praxe da gestão Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
O governo Bolsonaro segue ignorando a eleição do esquerdista Gustavo Petro à presidência da Colômbia, 24 horas depois da vitória sobre o populista de direita Rodolfo Hernández. Diversos países da América Latina parabenizaram Petro desde o fim da tarde deste domingo (19/6).
Jair Bolsonaro não reconheceu a vitória de Petro em pronunciamentos ou nas redes sociais. O Itamaraty não divulga uma nota pública desde o sábado (18/6), quando o segundo turno ainda era decidido na Colômbia, que faz fronteira com o Brasil.
A lentidão do governo brasileiro em reconhecer a vitória de candidatos contra a direita é uma praxe da gestão Bolsonaro.
Em 2020, Bolsonaro demorou 38 dias para reconhecer a vitória de Joe Biden sobre Donald Trump. No fim de 2021, o Itamaraty levou quatro dias para felicitar o esquerdista Gabriel Boric por vencer as eleições presidenciais no Chile.