Governo Bolsonaro quer derrubar plano de adaptação a mudança climática
Deputada propõe que União, estados e municípios façam plano em até um ano contra mudanças climáticas
atualizado
Compartilhar notícia
O governo Bolsonaro atua para derrubar um projeto de lei que propõe um plano nacional de adaptação às mudanças climáticas. O relato foi feito nesta quarta-feira (1º/6) pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Covatti Filho, do governista PP, à autora da proposta, deputada Tabata Amaral, do PSB.
“Infelizmente teve uma obstrução, uma posição contrária ao projeto”, afirmou o presidente do colegiado mais cedo. Cobrado por mais detalhes, Covatti Filho acrescentou: “Teve [obstrução] do governo, o governo teve uma situação”.
Desde a semana passada, pelo menos 106 pessoas morreram em Pernambuco por causa de chuvas e deslizamentos. É a maior tragédia desse tipo no estado em 50 anos.
Segundo o texto proposto pela deputada em novembro, o governo teria até um ano para elaborar um plano nacional de adaptação à mudança do clima. Todos os estados e municípios também teriam de fazer políticas públicas com esse objetivo. Tudo isso para tentar amenizar os “efeitos atuais e esperados da mudança do clima”, escreveu a parlamentar.