Em meio a críticas a busca por seleção feminina, Google muda algoritmo
Influenciadora digital afirmou que busca do Google priorizava seleção masculina de futebol, que não está nas Olimpíadas; veja vídeo
atualizado
Compartilhar notícia
O Google mudou as buscas relacionadas à seleção de futebol feminino nas Olimpíadas de Paris após ser criticado nas redes sociais por priorizar informações da seleção masculina, que não se classificou para a competição. O Google afirmou à coluna na quinta-feira (25/7) que seu serviço de buscas foi atualizado na terça-feira (23/7) e que pode ser filtrado de acordo com o gênero, o que alterou as buscas.
A influenciadora digital Jojoca, especializada em esporte, publicou um vídeo na quarta-feira (24/7) apontando que a busca do Google ignorava a seleção feminina de futebol. Um dia depois, o time estreou nas Olimpíadas, em uma partida contra a Nigéria, e a busca destacava informações da equipe.
No vídeo, Jojoca afirmou que pesquisou no site sobre o jogo de futebol do Brasil nas Olimpíadas, e que o primeiro resultado foi sobre a seleção masculina. “Atual campeão, Brasil está fora. […] Atual bicampeão, o Brasil ficará fora do torneio pela primeira vez depois de 20 anos”, dizia o texto de uma reportagem de fevereiro deste ano destacado pelo Google e exibido no vídeo da influenciadora.
“A pesquisa estava ignorando a estreia da seleção. Eu pesquiso muito sobre esporte feminino e, mesmo assim, na grande maioria das vezes, sempre que eu procuro sobre um esporte, evento, primeiro aparece o masculino. A gente vai sempre partir do princípio que é um esporte masculino?”, afirmou Jojoca.
A coluna enviou o vídeo ao Google e questionou se a companhia fez alguma mudança sobre a busca; qual mudança; e quando. O Google não respondeu às perguntas. A empresa afirmou que nesta semana lançou uma busca com informações atualizadas das competições olímpicas, que podem ser filtradas de acordo com o gênero.
Leia o posicionamento do Google na íntegra: “A busca do Google está em constante evolução para fornecer resultados relevantes para as pessoas, incluindo sobre esporte e independentemente de gênero. Em nossa nova experiência de busca, lançada no Brasil nesta semana, as pessoas podem encontrar informações atualizadas de horários, resultados das competições, medalhas, melhores vídeos e últimas notícias sobre os Jogos Olímpicos em geral. Além disso, as informações podem ser filtradas de acordo com o gênero, dependendo do interesse”.
Na quinta-feira (25/7), a seleção brasileira feminina de futebol estreou com vitória nas Olimpíadas de Paris. Venceu a Nigéria por um a zero. O gol foi de Gabi Nunes, que recebeu o passe de Marta. A goleira Lorena Leite foi outro destaque do jogo. A equipe volta a campo no próximo domingo (28/7) ao meio-dia contra o Japão pelo grupo C, que também conta com a Espanha. O time liderado por Marta tem duas medalhas de prata em Olimpíadas.