metropoles.com

Em meio a críticas a busca por seleção feminina, Google muda algoritmo

Influenciadora digital afirmou que busca do Google priorizava seleção masculina de futebol, que não está nas Olimpíadas; veja vídeo

atualizado

Compartilhar notícia

Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images
Imagem colorida de Gabi Nunes e Marta comemorando gol do Brasil nas olimpíadas- MEtrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Gabi Nunes e Marta comemorando gol do Brasil nas olimpíadas- MEtrópoles - Foto: Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images

O Google mudou as buscas relacionadas à seleção de futebol feminino nas Olimpíadas de Paris após ser criticado nas redes sociais por priorizar informações da seleção masculina, que não se classificou para a competição. O Google afirmou à coluna na quinta-feira (25/7) que seu serviço de buscas foi atualizado na terça-feira (23/7) e que pode ser filtrado de acordo com o gênero, o que alterou as buscas.

A influenciadora digital Jojoca, especializada em esporte, publicou um vídeo na quarta-feira (24/7) apontando que a busca do Google ignorava a seleção feminina de futebol. Um dia depois, o time estreou nas Olimpíadas, em uma partida contra a Nigéria, e a busca destacava informações da equipe.

No vídeo, Jojoca afirmou que pesquisou no site sobre o jogo de futebol do Brasil nas Olimpíadas, e que o primeiro resultado foi sobre a seleção masculina. “Atual campeão, Brasil está fora. […] Atual bicampeão, o Brasil ficará fora do torneio pela primeira vez depois de 20 anos”, dizia o texto de uma reportagem de fevereiro deste ano destacado pelo Google e exibido no vídeo da influenciadora.

“A pesquisa estava ignorando a estreia da seleção. Eu pesquiso muito sobre esporte feminino e, mesmo assim, na grande maioria das vezes, sempre que eu procuro sobre um esporte, evento, primeiro aparece o masculino. A gente vai sempre partir do princípio que é um esporte masculino?”, afirmou Jojoca.

A coluna enviou o vídeo ao Google e questionou se a companhia fez alguma mudança sobre a busca; qual mudança; e quando. O Google não respondeu às perguntas. A empresa afirmou que nesta semana lançou uma busca com informações atualizadas das competições olímpicas, que podem ser filtradas de acordo com o gênero.

Leia o posicionamento do Google na íntegra: “A busca do Google está em constante evolução para fornecer resultados relevantes para as pessoas, incluindo sobre esporte e independentemente de gênero. Em nossa nova experiência de busca, lançada no Brasil nesta semana, as pessoas podem encontrar informações atualizadas de horários, resultados das competições, medalhas, melhores vídeos e últimas notícias sobre os Jogos Olímpicos em geral. Além disso, as informações podem ser filtradas de acordo com o gênero, dependendo do interesse”.

Na quinta-feira (25/7), a seleção brasileira feminina de futebol estreou com vitória nas Olimpíadas de Paris. Venceu a Nigéria por um a zero. O gol foi de Gabi Nunes, que recebeu o passe de Marta. A goleira Lorena Leite foi outro destaque do jogo. A equipe volta a campo no próximo domingo (28/7) ao meio-dia contra o Japão pelo grupo C, que também conta com a Espanha. O time liderado por Marta tem duas medalhas de prata em Olimpíadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?