metropoles.com

Google diz estar “muito preocupado” com PL das Fake News

Google no Brasil divulgará texto em que aponta risco de censura com PL das Fake News e estimula pessoas a cobrarem deputados nas redes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mateusz Slodkowski/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Foto colorida de tela de celular com a palavra Google ao fundo -- Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de tela de celular com a palavra Google ao fundo -- Metrópoles - Foto: Mateusz Slodkowski/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O Google no Brasil divulgará nesta quinta-feira (27/4) um texto em que diz estar “muito preocupado” com o PL das Fake News, aponta risco de censura e estimula que pessoas cobrem parlamentares na internet. O texto é assinado por Marcelo Lacerda, diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil.

“Estamos muito preocupados com as consequências indesejadas para o país caso o texto atual seja aprovado sem uma discussão aprofundada”, disse Lacerda. Na última terça-feira (25/4), a Câmara aprovou a urgência do projeto de lei em plenário, o que acelera a tramitação e dispensa a análise do mérito do texto por comissões especializadas da Casa.

A big tech afirmou apoiar “fortemente” os objetivos centrais do projeto, ou seja, o combate à desinformação e a abusos nas redes sociais. Contudo, sustentou que falta debate para que a proposta seja aprovada.

“Fale com o seu deputado ou deputada e nos ajude a chamar a atenção para os potenciais impactos do PL 2630 com a hashtag #MaisDebatePL2630”, escreveu o executivo do Google, estimulando que as pessoas pressionem parlamentares nas redes sociais.

Lacerda criticou o texto atual do projeto de lei em seis pontos. Segundo o diretor do Google, a proposta protege quem produz desinformação; arrisca a distribuição gratuita de conteúdo; dá ao governo o direito de definir o que os brasileiros podem acessar; ameaça a liberdade de expressão; prejudica empresas; e dificulta o acesso ao buscador do Google ao equipará-lo com redes sociais.

No trecho em que aponta “sérias ameaças à liberdade de expressão”, Marcelo Lacerda alertou para “uma nova forma de censura”: “As empresas seriam estimuladas a remover discursos legítimos, resultando em um bloqueio excessivo e uma nova forma de censura”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?