metropoles.com

Gonet, candidato a PGR, ganha “apoio tríplice” em Brasília

Paulo Gonet tem se fortalecido como favorito na disputa pela Procuradoria-Geral da República (PGR); mandato de Aras termina em setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alejandro Zambrana/TSE
Paulo Gonet, preferido de Moraes para ser indicado por Lula à PGR. Moraes e Lula e Paulo Gonet
1 de 1 Paulo Gonet, preferido de Moraes para ser indicado por Lula à PGR. Moraes e Lula e Paulo Gonet - Foto: Alejandro Zambrana/TSE

O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, tem se fortalecido como favorito a suceder Augusto Aras na Procuradoria-Geral da República (PGR) em setembro.

Ainda em fevereiro, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes avisou a Gonet, em uma conversa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que havia lançado seu nome em uma conversa com Lula.

Ao sair da conversa, Gonet ligou para Gilmar Mendes, amigo próximo, para consultá-lo sobre o que achava da movimentação, preocupado com Alexandre ter se precipitado. Ele ouviu que assim era melhor: quando Gilmar referendasse seu nome a Lula, o presidente já teria a segurança de que o nome tinha o apoio de outras pessoas.

Há cerca de um mês, quando Lula consultou Alexandre sobre quem iria nomear ao TSE, o ministro do STF reforçou seu apoio a Gonet. E aproveitou para dizer que Gilmar Mendes bancava também o apoio. Lula respondeu que, por ele, sem problemas: assim ficava sabendo que, se escolher Gonet para a PGR, já atende dois ministros do STF.

Gonet ganhou depois disso um terceiro padrinho. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também deu sua benção. Dino tem relação boa com Gonet desde que assumiu um cargo na diretoria do Instituto de Direito Público (IDP) de Gilmar Mendes a seu convite.

Como mostrou a jornalista Malu Gaspar, Gilmar e Alexandre reforçaram a indicação também em um churrasco no Palácio da Alvorada no fim de maio.

O presidente ainda não bateu o martelo sobre a indicação e tem ouvido conselhos de aliados antes de tomar a decisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?