Geraldo Alckmin sofre a primeira derrota para o PSDB de São Paulo
Acordo para ser vice de Lula custou ao ex-governador Geraldo Alckmin a companhia de um dos seus aliados mais fiéis no PSDB
atualizado
Compartilhar notícia
Geraldo Alckmin não conseguiu levar para o PSB o ex-prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa, que foi secretário de uma das suas gestões em São Paulo e era um dos aliados mais fiéis que o ex-governador mantinha no PSDB. Pior: o ex-prefeito, que deve concorrer a deputado federal, optou por continuar junto aos tucanos.
Barbosa havia alinhado a filiação ao PSD, de Gilberto Kassab, na época em que Alckmin negociava com o partido para concorrer ao governo de São Paulo. Surpreendido com a aproximação entre o ex-governador e Lula, Barbosa avaliou que não teria como acompanhar Alckmin sem perder o eleitorado que conquistou na Baixada Santista.
Outro impeditivo para Barbosa migrar para o PSB era a presença da deputada Rosana Valle, que disputa o mesmo eleitorado do ex-prefeito em Santos. No apagar das luzes, no entanto, Rosana decidiu se filiar ao PL e poderá ser indicada para a vice de Tarcísio de Freitas, o candidato bolsonarista ao governo de São Paulo.
Rodrigo Garcia, o novo governador de São Paulo, ensaiava um movimento de reaproximação com Barbosa desde que Alckmin aceitou a oferta para ser vice de Lula.
Em 2018, Barbosa afirmou que João Doria era um “traidor” e declarou voto em Márcio França, do PSB, no segundo turno da eleição ao governo de São Paulo. Ele foi alvo de um processo de expulsão por infidelidade partidária, mas a ação acabou arquivada em 2019.
O PSDB de São Paulo julga que Barbosa terá uma votação expressiva e que poderá ajudar o partido na eleição para a Câmara. Além disso, Garcia vê a reconstrução das pontes com Barbosa como um movimento estratégico para entrar na Baixada Santista, região habitada por quase 2 milhões de paulistas. Márcio França, que pretende concorrer mais uma vez ao governo, tem como reduto eleitoral a cidade de São Vicente, também localizada nessa faixa do litoral.