metropoles.com

Como Gabriel Galípolo descobriu que o Banco Central boicota suas entrevistas

Banco Central estava impedindo entrevistas do novo diretor Gabriel Galípolo, ex-número dois no Ministério da Fazenda do governo Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O diretor do Banco Central Gabriel Galípolo, ex-número dois de Fernando Haddad na Fazenda, tomou conhecimento de que o banco estava impedindo sua comunicação com a imprensa após notar que um padrão vinha se repetindo.

Conforme contou a colunista Monica Bergamo, o BC passou a discutir internamente a possibilidade de tirar do papel uma ideia que já havia sido discutida no passado. A norma previa que assuntos relacionados à comunicação com a imprensa deveriam passar antes pelo escrutínio do presidente do BC, Campos Neto.

Integrantes do BC ouvidos pela coluna afirmam, entretanto, que a norma, mesmo sem aprovação da diretoria, chegou a vigorar contra Galípolo. E foi o próprio quem percebeu.

O diretor percebeu que a assessoria de imprensa do BC não repassava a ele pedidos de entrevistas que lhe eram feitos. Jornalistas que o procuravam diretamente e pediam uma conversa ouviam a orientação para que procurassem a comunicação do banco e formalizassem o pedido, prática comum em órgãos públicos e grandes empresas. No entanto, essas solicitações nunca chegavam a Galípolo.

Os repórteres, tempos depois, retornavam ao diretor dizendo que haviam recebido a resposta de que ele não falaria. Mas Gabriel Galípolo sequer havia sido consultado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?