metropoles.com

Fux abre inquérito contra Nikolas por chamar Lula de “ladrão”

Ministro do STF atendeu a pedido da PF que havia sido chancelado pela PGR. Nikolas será investigado por injúria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução; Hugo Barreto/Metrópoles
O deputado federal Nikolas Ferreira, do PL de Minas Gerais, e o presidente Lula - Metrópoles
1 de 1 O deputado federal Nikolas Ferreira, do PL de Minas Gerais, e o presidente Lula - Metrópoles - Foto: Reprodução; Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro do STF Luiz Fux atendeu ao pedido da Polícia Federal, referendado pela Procuradoria-Geral da República, e determinou nesta quarta-feira (10/4) a abertura de um inquérito para investigar ofensas do deputado federal Nikolas Ferreira ao presidente Lula. O bolsonarista será alvo de apuração do crime de injúria.

“Ressalto que a instauração de inquérito não veicula a formulação de juízo quanto à procedência ou improcedência dos indícios de autoria ou materialidade, constituindo-se como ato meramente formal, apto a conferir trâmite regular às investigações que tramitam nesta Suprema Corte”, assinalou Fux, que deu prazo de 60 dias para a PF cumprir diligências.

Em discurso na Cúpula Transatlântica, evento da ONU em novembro de 2023, Nikolas se referiu ao presidente como “um ladrão que deveria estar na prisão”.

Como mostrou a coluna no início de fevereiro, a PF pediu abertura de inquérito contra o deputado bolsonarista pela declaração contra Lula.

Em 20 de novembro, o presidente havia encaminhado ao Ministério da Justiça um link com o vídeo do discurso do deputado bolsonarista, publicado pelo Metrópoles no X (antigo Twitter), e pediu a investigação contra o parlamentar.

O Código Penal prevê que, quando suposto crime de injúria é cometido contra o presidente da República, cabe ao ministério solicitar apuração. O pedido foi encaminhado no início de janeiro ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, por Ricardo Cappelli, ex-secretário-executivo da pasta, que substituía o então ministro, Flávio Dino.

 

Já segue a coluna no Instagram? E no Twitter?

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?