Frota quer convocar Campos Neto para explicar conversa com banqueiro
Se Câmara aprovar pedido, presidente do BC será obrigado a se explicar aos deputados; André Esteves citou contatos com Roberto Campos Neto
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado Alexandre Frota, do PSDB de São Paulo, pediu nesta terça-feira (26/10) que a Câmara convoque o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, a se explicar sobre contatos com o banqueiro André Esteves, dono do BTG. Se a Casa concordar, Campos Neto será obrigado a responder aos questionamentos dos deputados.
No domingo (24/10), o Brasil 247 publicou um áudio em que Esteves afirmou que o presidente do BC lhe procurou para discutir política monetária. Segundo o banqueiro, Campos Neto perguntou qual seria o “lower bound” dos juros, ou a menor taxa de juros possível em uma economia.
“Eu me lembro que os juros estavam em 3,5% e o Roberto (Campos Neto) me ligou pra perguntar: ‘André, o que você tá achando? Onde você acha que tá o lower bound?’. ‘Olha, Roberto, eu não sei onde que tá, mas eu to vendo pelo retrovisor, porque a gente passou por ele. Acho que em algum momento a gente se achou inglês demais e levamos esse juros para 2%”, disse Esteves.
Segundo o deputado, o presidente do BC precisa ir à Câmara para esclarecer suas relações profissionais e pessoais com o banqueiro. O Banco Central declarou que conversas “institucionais” de seus dirigentes com agentes do mercado são “prática” em todo o mundo.