FNDE cita Elon Musk e mudará política de teletrabalho de servidores
FNDE afirma que trabalho “vai além da produtividade” e apresentará proposta com nova modalidade aos servidores nesta sexta-feira (22/3)
atualizado
Compartilhar notícia
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promoverá mudanças no regime de teletrabalho que vigorava para os servidores. Por determinação da presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, uma proposta será apresentada aos funcionários nesta sexta-feira (22/3) para anunciar alterações na modalidade.
Pacobahyba havia antecipado as mudanças em reunião com os servidores do FNDE, no último dia 7. Ela declarou, segundo a ata do encontro, que não estava convencida de que o teletrabalho integral trazia maior a produtividade para os funcionários. Como exemplo, a presidente do FNDE citou que o controverso empresário Elon Musk havia acabado com o teletrabalho na Tesla.
A ata da reunião mostra que Pacobahyba também questionou a eficiência do programa de teletrabalho estruturado pelo governo federal, sob o argumento de que a modalidade pode comprometer o engajamento de servidores com o trabalho público.
A coluna questionou o FNDE sobre as declarações de Pacobahyba, mas a assessoria do fundo não fez comentários sobre elas. Em nota, o FNDE confirmou que estruturou uma nova política de teletrabalho parcial e que ela valerá para todos os servidores.
O FNDE declarou que 25% do quadro deverá trabalhar, presencialmente, cinco dias a cada dois meses, sendo que 10% dos servidores desse grupo serão selecionados livremente pelos gestores, enquanto 15% serão escolhidos por edital. “Aos demais, até 75% do quadro, será possível a adesão ao regime de 80 horas mensais presenciais, sendo garantido espaço físico para todos”, informou o fundo.
Sobre o aumento de produtividade com o teletrabalho integral, apresentado como argumento por servidores que desejavam manter a modalidade em vigor, o FNDE reiterou que o trabalho presencial trará maior engajamento e disponibilidade.
“O trabalho do FNDE vai além da produtividade e engloba engajamento, participação, cooperação e disponibilidade para atender as demandas da sociedade, pilares para a oferta de um serviço público de excelência”, declarou o fundo.