Fluminense x São Paulo: Procuradoria quer árbitro mais tempo afastado
Árbitro foi suspenso por 15 dias por não marcar infração que resultou em gol do Fluminense contra o São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
A Procuradoria do STJD recorreu ao pleno do tribunal para aumentar o tempo de afastamento do árbitro Paulo Cesar Zanovelli. Ele cometeu um erro na partida entre Fluminense e São Paulo, que acabou resultando em um gol para a equipe carioca. Em julgamento, ele foi punido com 15 dias de suspensão, a pena mínima.
Zanovelli acabou condenado pela 5ª Comissão Disciplinar no artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre o árbitro deixar de cumprir as obrigações relativas à sua função. A pena para esses casos varia de 15 a 90 dias de suspensão.
No entendimento dos procuradores, a falha de Zanovelli foi um erro de direito, ou seja, ele deixou de aplicar a regra do jogo. Por isso, sua pena deve ser majorada em segunda instância. Eles pedem que a condenação seja no artigo que fala sobre “deixar de observar as regras da modalidade”, que tem pena máxima de 120 dias.
A partida, válida pelo Campeonato Brasileiro, terminou em 2 a 0 para o Fluminense. O São Paulo chegou a pedir a impugnação do jogo, mas a solicitação foi negada pelos auditores do STJD.
O lance aconteceu após o zagueiro Thiago Santos, do Fluminense, tocar o rosto do atacante Jonathan Calleri, do São Paulo. O juiz não deu falta, mas, na sequência, Thiago Silva colocou a mão na bola e a chutou para a frente, iniciando a jogada que resultou no gol.
O árbitro Zanovelli não marcou falta no toque de mão. Ele foi informado pelo árbitro de vídeo sobre o que de fato houve e foi recomendado a marcar o toque. Porém, ignorou a instrução e manteve o gol.
Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail