metropoles.com

Fluminense x São Paulo: Procuradoria quer árbitro mais tempo afastado

Árbitro foi suspenso por 15 dias por não marcar infração que resultou em gol do Fluminense contra o São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ruano Carneiro/Getty Images
Imagem colorida de Paulo César Zanovelli
1 de 1 Imagem colorida de Paulo César Zanovelli - Foto: Ruano Carneiro/Getty Images

A Procuradoria do STJD recorreu ao pleno do tribunal para aumentar o tempo de afastamento do árbitro Paulo Cesar Zanovelli. Ele cometeu um erro na partida entre Fluminense e São Paulo, que acabou resultando em um gol para a equipe carioca. Em julgamento, ele foi punido com 15 dias de suspensão, a pena mínima.

Zanovelli acabou condenado pela 5ª Comissão Disciplinar no artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre o árbitro deixar de cumprir as obrigações relativas à sua função. A pena para esses casos varia de 15 a 90 dias de suspensão.

No entendimento dos procuradores, a falha de Zanovelli foi um erro de direito, ou seja, ele deixou de aplicar a regra do jogo. Por isso, sua pena deve ser majorada em segunda instância. Eles pedem que a condenação seja no artigo que fala sobre “deixar de observar as regras da modalidade”, que tem pena máxima de 120 dias.

A partida, válida pelo Campeonato Brasileiro, terminou em 2 a 0 para o Fluminense. O São Paulo chegou a pedir a impugnação do jogo, mas a solicitação foi negada pelos auditores do STJD.

O lance aconteceu após o zagueiro Thiago Santos, do Fluminense, tocar o rosto do atacante Jonathan Calleri, do São Paulo. O juiz não deu falta, mas, na sequência, Thiago Silva colocou a mão na bola e a chutou para a frente, iniciando a jogada que resultou no gol.

O árbitro Zanovelli não marcou falta no toque de mão. Ele foi informado pelo árbitro de vídeo sobre o que de fato houve e foi recomendado a marcar o toque. Porém, ignorou a instrução e manteve o gol.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail

Siga a coluna em Twitter, Instagram, Threads e Bluesky

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?