Flipetrópolis terá nomes do STF, Conceição Evaristo e Ana M. Machado
Flipetrópolis, entre 1º e 5 de maio, vai homenagear as escritoras Ana Maria Machado e Conceição Evaristo
atualizado
Compartilhar notícia
O Festival Internacional de Literatura de Petrópolis (Flipetrópolis), entre 1º e 5 de maio, reunirá na Cidade Imperial alguns dos romancistas brasileiros de maior sucesso hoje, ministros do Supremo Tribunal Federal e jornalistas para homenagear as escritoras Ana Maria Machado e Conceição Evaristo.
O evento será todo no Palácio de Cristal, inaugurado em 1884, ainda no Império, e terá o psiquiatra negro Juliano Moreira como patrono.
A abertura, em Primeiro de Maio, será com o ministro Luís Roberto Barroso e o desembargador Gustavo Grandinetti, seguida de mesas com nomes como João Candido Portinari, Antônio Torres e a própria Conceição Evaristo.
Na quinta-feira, estrelarão algumas mesas nomes como a promotora e escritora Lívia Santana Vaz, os romancistas Jeferson Tenório, Carla Madeira e Paulo Scott e a juíza e escritora Andrea Pachá.
Na sexta-feira, a programação terá a publicitária Silvana Gontijo, as escritoras Eliana Alvez Cruz e Paloma Jorge Amado e, fechando o dia, uma mesa em que a jornalista Míriam Leitão conversa com Ana Maria Machado, outra homenageada da festa.
No sábado, Míriam Leitão volta a participar, numa mesa com o filho Matheus Leitão, também jornalista. Também na programação, os jornalistas André Trigueiro e Edney Silvestre, o escritor Itamar Vieira Jr, a cantora Fernanda Takai, a ministra Cármen Lúcia, do STF, e o cientista político Sérgio Abranches. A mesa de encerramento será uma conversa entre as duas homenageadas, Conceição Evaristo e Ana Maria Machado.
No domingo, 5 de maio, haverá programação infantil e infanto-juvenil durante todo o dia. Todas as atividades no Flipetrópolis serão gratuitas. Os ingressos podem ser obtidos pelo site do festival.