metropoles.com

Flávio Dino julgará recurso em ação no STF contra partido que o elegeu

Indicado para o STF, Flávio Dino herdará recurso contra decisão que livrou o PSB de indenizar família do piloto do avião de Eduardo Campos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cadu Gomes/Divulgação
Flávio Dino, então candidato ao Senado, anuncia a filiação ao PSB ao lado do presidente do partido, Carlos Siqueira
1 de 1 Flávio Dino, então candidato ao Senado, anuncia a filiação ao PSB ao lado do presidente do partido, Carlos Siqueira - Foto: Cadu Gomes/Divulgação

Flávio Dino analisará um recurso contrário a uma decisão que beneficiou o PSB no STF. Ele foi eleito senador pelo partido em 2022, mas precisará se desfiliar antes de tomar posse no Supremo.

O recurso pede para uma decisão monocrática de Luís Roberto Barroso ser revista. O ministro anulou a sentença do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que obrigava o PSB a indenizar a família do piloto que transportava o presidenciável Eduardo Campos no acidente aéreo que vitimou ambos, em agosto de 2014.

Dino precisará decidir se rejeita o recurso, se aciona uma das Turmas do STF ou se leva o caso para o plenário. A análise caberá a Dino porque a ação constava do acervo de processos que tinham Rosa Weber como relatora. Ela assumiu o caso após Barroso ser escolhido presidente do Supremo.

O futuro ministro do STF poderá se declarar suspeito devido à relação que nutre com o PSB. Isso valeria tanto para a decisão imediata quanto para eventuais julgamentos do caso em uma Turma ou no plenário. A PGR já se manifestou contra o recurso.

No TST, o PSB disse que não devia indenizações à família do piloto porque não mantinha um vínculo empregatício com ele. A sigla justificou que o transporte aéreo era uma doação de empresários à campanha de Campos e que o acidente ocorreu por erro do piloto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?