metropoles.com

Flávio aciona AGU contra Gleisi, mas ignora ação de aliados contra TSE

Jair Bolsonaro e outros colegas de partido de Flávio Bolsonaro atacaram TSE; Flávio pediu investigação contra petista Gleisi Hoffmann

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Senador Flávio Bolsonaro
1 de 1 Senador Flávio Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O senador Flávio Bolsonaro, do PL do Rio de Janeiro, acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) contra a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, por ter atacado a Justiça Eleitoral, mas ficou em silêncio quando seus colegas de partido, incluindo Jair Bolsonaro, fizeram o mesmo.

No início deste ano, o deputado Luiz Philippe de Orleans, do PL de São Paulo, anunciou que estava colhendo assinaturas para uma proposta que acabava com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele disse que tinha o apoio de diversos deputados da legenda para a “reforma geral do Judiciário”.

Durante um evento em 2021, o deputado Filipe Barros, do PL do Paraná, disse que já havia finalizado uma proposta de emenda à Constituição para fechar o TSE. Barros disse esperar que Bia Kicis, do PL do DF, com quem dividia o palco, assinasse o texto com ele.

Também em 2021, o então presidente Jair Bolsonaro, do PL, chamou o então presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, de “filho da puta”.

Flávio Bolsonaro afirmou à AGU, na última sexta-feira (22/9), que os ataques de Gleisi Hoffmann tinham “especial gravidade por representar proposta de subtração da legitimidade do Poder Judiciário para a condução das questões eleitorais e, em último grau, a preservação da democracia”. Para Flávio, a Justiça Eleitoral é “essencial” e “um dos mais relevantes ramos do Poder Judiciário”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?